Monday, October 16, 2023

ESPLENDOROSO

 




"Tirou então da algibeira e meteu-me nas mãos uma bolsa de marroquim com grossos cordões, muito sólidos, e entregou-ma. Meti a mão na bolsa e tirei dez moedas de ouro, seguidas de outras dez e de mais dez e ainda mais dez, posto o que lhe estendi a mão:
- Aperte aí! Negócio fechado! Fico com a bolsa em troca da sombra.
Ele apertou-me a mão e, sem mais hesitações, ajoelhou-se na minha frente. Pude então ver a habilidade com que recolhia do chão a minha sombra, a começar pela cabeça e a acabar nos pés, erguendo-se, enrolando-a e metendo-a finalmente na algibeira. Feito isto, inclinou-se na minha frente e desapareceu atrás das roseiras. Eu, por meu lado, agarrei os cordões da bolsa; o sol brilhava, esplendoroso, à minha volta e eu não conseguia tomar perfeita consciência do que se passava comigo."


Adalberto von Chamisso, "A maravilhosa história de Pedro Schlemihl", in Contos dos Homens sem Sombra, trad. Manuel João Ramos, Lisboa: Editorial Estampa, 1983, p. 39.

No comments: