Tuesday, March 23, 2010

REGRESSAR A CEIDE



"Sorrimos todos, e ele prosseguiu:
- Ainda não lhe apresentei a minha mulher. Ela já sabe quem você é. Os seus livros por aí andam e não é muito por minha vontade; que esta senhora quer por força que eu lhe pergunte se as histórias dos seus romances aconteceram ou não. Ela agora que lho pergunte e você minta à sua vontade.
- Todas as histórias dos meus romances são verdadeiras, minha senhora. - respondi eu. - Uns casos aconteceram, outros podiam acontecer; e logo que podiam, é quase evidente que aconteceram; porque as dores não se inventam: ou se experimentam ou se adivinham."


Camilo Castelo Branco, A Doida do Candal, 11ª ed. Lisboa: Parceria A. M. Pereira, 1971, pp. 275-276.

1 comment:

Helena Teixeira said...

Eis um bom livro de Camilo C. Branco para eu ler.Agora vou chegar ao pé da foto e abrir a janela para descobrir o que há no exterior da casa e no interior ;)

Abraço
Lena

Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Abril do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “Páscoa na minha Aldeia”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Abril. Participe. Haverá boa convivência e possíveis prémios (veja mais dia 29/03 no blog da Aldeia)!