Saturday, July 23, 2011

DA TRANSFORMAÇÃO XILOPLÁSTICA


(museu regional, Lamego)

"A pintura que cobre as estátuas românicas de madeira que chegaram até nós foi transformada pelo menos por uma pátina, sempre pela decomposição; e a transformação que uma e outra introduzem atinge a própria natureza destas esculturas. O nosso gosto é tão sensível à decomposição requintada de cores destinadas a brilhar quanto o foi o gosto do século passado ao verniz dos museus; se uma Virgem românica pouco degradada e uma Virgem carcomida de Auvergne pertencem, para nós, à mesma arte, não é por a Virgem de Auvergne ser um vestígio da outra, mas porque a Virgem intacta participa, em menor grau, na qualidade que reconhecemos à Virgem minada. Tanto mais que as estátuas medievais não se encontram intactas: ou retiram da sua decomposição uma qualidade semelhante à que os bronzes devem à sua pátina; ou foram repintadas ao longo dos séculos (e não apenas as da Europa). Daí o carácter falsamente popular de tantas figuras românicas ou góticas de Espanha e de Itália."
André Malraux, O Museu Imaginário, trad. Isabel Saint-Aubyn, Lisboa: Edições 70, 2011, p. 179.

No comments: