Monday, August 31, 2020
OS RISCOS
Sunday, August 30, 2020
A EXTENSÃO DOS TERMOS (para a memória de E. M. de Melo e Castro)
ASSOMBRO
"A paixão pelo que é grande e sublime na natureza, quando estas causas operam da forma mais poderosa, é o Assombro; e o assombro é aquele estado na alma no qual tdos os seus movimentos estão suspensos, com algum grau de horror."
Friday, August 28, 2020
DEA
"Com efeito, ao chegar ao alto da escada, avistou-a do andar inferior; e, ou por acaso, ou porque ela lhe ouvisse o ruído dos passos, Margarida levantou a cabeça, e ele pôde vê-la segunda vez. - Oh! - disse ele, seguindo o pajem - não é uma mortal, é uma deusa! E, como diz Virgílio Marão...
Et verá incessu patuit dea."
Alexandre Dumas, A Rainha Margot, s. trad., Lisboa: Planeta DeAgostini, 2004 p. 38.
Wednesday, August 26, 2020
INFINITUDE
"Uma outra fonte de sublime é a infinitude, se não fizer ainda parte da anterior. A infinitude tem a tendência para encher a mente com aquela espécie de horror delicioso que é o efeito mais genuíno e o teste mais verdadeiro do sublime."
Edmund Burke, Uma Investigação Filosófica Acerca da Origem das Nossas Ideias do Sublime e do Belo, trad. Alexandra Abranches, Jaime Costa e Pedro Martins, Lisboa: Edições 70, 2015, p. 95.
Tuesday, August 25, 2020
TRANQUILIDADE SUAVE
"O prazer de qualquer espécie rapidamente satisfaz; e, quando acaba, regressamos a um estado de indiferença, ou antes, caímos num estado de tranquilidade suave, tingida da cor agradável da sensação anterior."
Monday, August 24, 2020
BARTOLOMEU
Sunday, August 23, 2020
ABSORTO
Saturday, August 22, 2020
CASA DE NOBIS
Friday, August 21, 2020
O SOL
" O cavaleiro sueco estava ali como que enfeitiçado e via e escutava. Era bela como o querido Sol, até o próprio diabo tinha de benzer tanta beleza."
Thursday, August 20, 2020
AS FORMAS
"A própria figura humana em nada difere dos outros animais irracionais, senão por ser ereta e poder abrir os braços e trazer no rosto a proeminência do nariz, órgão da respiração do ser vivo, e que manifesta precisamente a forma da cruz."
Wednesday, August 19, 2020
PENSAR E DIZER
Monday, August 17, 2020
DO SINISTRO
"Deteve-se, demorou-se principalmente num dos seus perfis, que tinha num espelho, ao seu lado, entre duas metades de porco. Ao longo dos mármores e dos espelhos, pendurados nos ganchos dos varões, pendiam porcos e mantas de toucinho para picar; e o perfil de Lisa, com o seu forte pescoço, as suas linhas redondas, o seu cabelo que avançava, punha uma efígie de rainha empastada, no meio daquele toucinho e daquelas carnes cruas. Depois a formosa salsicheira debruçou-se, sorriu de um modo amigável aos dois peixes encarnados que nadavam no aquário da montra, continuamente."
Sunday, August 16, 2020
DO AZUL
Saturday, August 15, 2020
PERFEITÍSSIMOS
Friday, August 14, 2020
OS OLHOS DOS ANIMAIS
"Que triste o olhar do cão! Até parece
Mais um queixume, um íntimo lamento
Da noite interior que lhe escurece
O coração, que é todo sentimento.
E os mansos bois soturnos! Que tormento,
Em seus olhos, tão calmos, transparece...
E os olhos da ovelhinha os do jumento!
Que tristes! Só o vê-los entristece...
Chora, em todo o crepúsculo, a tristeza.
E, além o ser humano, a Natureza
É lívida penumbra feita de ais...
Por isso, o vosso olhar de escuridão
É mais lágrima ainda que visão,
Ó pobres e saudosos animais!"
Teixeira de Pascoaes, As Sombras, Lisboa: Assírio & Alvim, 1996, p. 77.
Thursday, August 13, 2020
ARQUITETURA
"Jesus está morto. O Seu crânio é o altar; os braços estendidos são as duas áleas do transepto; as mãos furadas são as portas; as pernas são esta nave onde estamos, e os pés trespassados são o pórtico por onde acabamos de entrar."
Wednesday, August 12, 2020
PERSCRUTAR
"Começo a crer que, à força de perscrutar estas trevas, torno-me semelhante à criança que fixa de noite a escuridão com os olhos abertos, acabo por criar fantasmas, por forjar pânicos"
Tuesday, August 11, 2020
DESEJO MÍSTICO
Monday, August 10, 2020
A IMENSIDADE
Saturday, August 8, 2020
Ó SEMPRE ABERTA
“Ó bendita janela, entre as janelas,
Onde fala comigo a luz do luar,
E a claridade viva das estrelas
Que traz, em sangue, os pés de tanto andar!
Bendita sejas tu, ó sempre aberta
Sobre o meu coração e estes outeiros,
E esta noite fantástica e coberta
De espectros, de visões e nevoeiros!”
Teixeira de Pascoaes, As Sombras, Lisboa: Assírio & Alvim, 1996, p. 43.
Friday, August 7, 2020
SALTO NO ESCURO
" - Como as pessoas se casam, na Inglaterra, chegam a conhecer-se antes do casamento? Não têm oportunidade.
- Francamente, não sei. Nunca me casei - confessou Lady Barberina.
- Em meu país é diferente. Lá, o rapaz pode avistar-se com a moça; pode visitá-la pode estar constantemente a sós com ela. Desejaria que isso fosse permitido aqui.
Lady Barberina pôs-se, subitamente, a examinar o lado menos ornamentado do leque, como se fosse a primeira vez que o fazia.
-Os Estados Unidos devem ser um país bastante singular - murmurou finalmente.
- Bem, penso que nisso estamos certos; aqui, é um salto no escuro.
- Francamente, não sei - disse a jovem, fechando o leque. Estendeu o braço automaticamente e apanhou um raminho de azáleas."
Henry James, Lady Barberina, trad. Leônidas Gontijo de Carvalho e Brenno Silveira, São Paulo: Abril Cultural, 1980, pp. 41-42.
Thursday, August 6, 2020
GRAÇA E VIDA
Jane Austen, A Abadia de Northanger, trad. Madalena Donas-Botto, Lisboa: Relógio D’Água, 2016, p. 42.
Tuesday, August 4, 2020
A REALIDADE
"O ser humano tem raízes numa camada obscura pela qual comunica com o Universo, - e à medida que caminha, aprofunda e se desenvolve, a ciência entranha no pensamento, com mais imponência e com mais força, a grandiosa impressão do misterioso. Percebemos que o que a nossa mão toca é nada, ou quase nada, em relação à estonteadora riqueza da existência. Em nós mesmos palpita um mundo muito maior do que imaginamos, pulsações para nós inconscientes, mas conscientes, porventura, em si. Nas praias, cada pedra é a imagem perfeita da imobilidade, da morte: se levantarmos uma, veremos fugir para cada lado a multidão de vidas que ela ocultava. É tudo assim na natureza. A realidade não tem somente uma face impenetrável, mas ainda uma face enorme insuspeitada e noctívaga"
Monday, August 3, 2020
I DISCOVER MYSELF ON THE VERGE
Sunday, August 2, 2020
QUASE LUA CHEIA
Saturday, August 1, 2020
GALOPE
"Este diabo trazia um livro na mão e uma foice na outra. Ameaçava matar o cavaleiro se ele não se convertesse à religião de Maomé. Então, pressentindo o perigo em que se encontrava o cavaleiro, fiz um esforço titânico e suponho que comuniquei algo por gestos. Mas simultaneamente, os dois enforcados saltaram sobre mim e arrastaram-me para fora da caverna onde encontrei outra vez o bode preto. Um dos enforcados montou o bode e o outro montou sobre os meus ombros e a seguir forçaram-nos a galopar por montes de vales."