Friday, January 25, 2013

OS TEMPOS


"A única coisa importante - a minha qualidade de mortal, de quem espera a morte - esqueço-me dela. Perco o tempo com um trabalho idiota na Legação e com estudos sem sentido.
Vivemos uma catástrofe cósmica: este é o único sentido da guerra. Tenho de a encarar como encaravam os meus antepassados a seca, os terramotos, as pragas. Não há nada a fazer. Tem que se esperar - e se preparar para a morte, rezando, fazendo pazes com o próximo. Qualquer outra atitude é ridícula.
Só durante essas crises me dou conta da tragédia da minha vida: porque eu apostei em cultura, em obras de arte, em criação - e tudo isso é inútil no plano metafísico e é absurdo no momento histórico que vivemos."
  Mircea Eliade, Diário Português, trad. Corneliu Popa, Lisboa: Guerra e Paz, 2007, p. 71.

No comments: