Sunday, February 10, 2013

UPIR 2


" - Não mo pergunte - respondeu ela, estremecendo -, não fale disso comigo! Estou muito feliz por ver o senhor - acrescentou com um sorriso. - Quanto tempo vai ficar aqui em casa?
- O mais tempo possível!
- E vai dormir sempre neste quarto?
- Acho que sim. Mas por que me pergunta?
- Porque quero falar consigo a sós. Venho a este quarto todas as noites, mas é a primeira vez que encontro aqui o senhor.
- É claro, cheguei apenas hoje.
- Runévski - disse ela depois de uma pausa. - Faça-me um favor. No canto ao lado do divã, na prateleira, há uma caixinha e, dentro, um anel de ouro; pegue no anel e, amanhã, faça o noivado com o meu retrato.
- Meu Deus! - exclamou Runévski. - Já viu o que me está a pedir?"
Aleksei K. Tolstoi, "Upir" [O Vampiro], in O Vampiro e a Família do Vampiro, trad. Nina Guerra e Filipe Guerra, Lisboa: Arbor Litterae, 2010, p. 43.

No comments: