Saturday, May 27, 2017

MUNDO REAL LÁ FORA


"Um dos problemas que têm atormentado a teoria desde o início é a relação entre a realidade e o formalismo. Os cientistas têm esperado que a ciência dê conta da realidade tal como ela seria na nossa ausência. A física deve ser mais do que um conjunto de fórmulas que prevêem o que vamos observar numa experiência: deve dar uma imagem da realidade. Somos descendentes acidentais de um primata antigo, que só apareceu muito recentemente na história do mundo. É inconcebível que a realidade dependa da nossa existência. E é igualmente inconcebível que se resolva o problema da falta de observadores devido à possibilidade da existência de civilizações extraterrestres, pois houve uma época em que o mundo existia mas era demasiado quente e denso para poder haver inteligência organizada. 
Os filósofos chamam realismo a esta visão. Pode ser resumida dizendo que o «mundo real lá fora» deve existir independentemente de nós. Disto decorre que os termos nos quais a ciência descreve a realidade não podem envolver de nenhuma forma essencial aquilo que escolhemos ou não medir."


Lee Smolin, O Romper das Cordas - Ascensão e Queda de uma Teoria e o Futuro da Física, trad. Daniel Ribeiro, Lisboa: Gradiva, 2013, pp. 40-41. 

No comments: