Sunday, December 23, 2018

ESPECTÁCULO


"Estas peças surgiram numa época de guerra constante e tornaram-se parte da educação dos soldados. Estes soldados, cujas naturezas tinham tanto de Walter Pater como de Aquiles, associados aos sacerdotes budistas e às mulheres no aperfeiçoamento da vida numa cerimónia, quer a jogar futebol, quer a beber chá, quer ainda a viver todos os grandes acontecimentos do Estado, transformaram-nas em ritual. Na pintura que decorava as suas paredes e na poesia que recitavam descobrem-se os únicos sinais de uma grande época que não podem decepcionar-nos, o mais vívido e subtil discernimento dos sentidos, e a invenção de imagens mais poderosas que os sentidos; a presença constante da realidade. É ainda verdade que Deus nos oferece, de acordo com a Sua promessa, não o Seu pensamento ou as Suas convicções mas a Sua carne e o Seu sangue, e acredito que a esmerada técnica das artes, parecendo criar, a partir de si própria, uma vida sobre-humana, ensinou mais homens a morrer do que a oratória ou o livro de orações. Só acreditamos naqueles pensamentos que foram concebidos, não no cérebro mas em todo o corpo. O soldado minóico que carregava sobre o braço o escudo ornamentado com a pomba, no Museu de Creta, ou que tinha sobre a cabeça o elmo com o cavalo alado, sabia desempenhar o seu papel na vida."

W. B. Yeats, Ouvir o Incenso, trad. Cecília Rego Pinheiro, Lisboa: Cotovia, 1999, pp. 28-29. 

No comments: