Friday, October 10, 2025

SABEDORIA

 




" - O senhor não faz uma alta ideia de nós - contestei vagamente irritado. - Se o senhor explicasse, talvez compreendêssemos.
- Não se trata disso, nem quis ofendê-los. Pelo contrário. É que não lhes poderia dar uma explicação lógica - a única que os senhores e a imensa maioria dos homens são capazes de entender. Os senhores vivem num universo lógico que os determina e condiciona. Num universo de causa e efeito, com leis aparentemente rigorosas e exactas. - Calou-se e depois dum certo esforço prosseguiu: - Eu não; vivo num universo ilógico - e acrescentou com um certo orgulho: - Num universo em parte criado por mim. Os senhores são, ao que parece, pessoas instruídas, mas a vossa sabedoria vem dos livros. Também já tive essa espécie de sabedoria (sou, ou antes, fui, engenheiro), mas agora tenho tentado esquecê-la, porque é inimiga da autêntica, da verdadeira. A minha sabedoria vem do Cosmos - e ninguém pode possuir as duas ao mesmo tempo."



Domingos Monteiro, «A Casa Circular», in Histórias do Mês de Outubro, col. Obras de Domingos Monteiro, vol. IV, Lisboa: IN-CM, 2002, p. 65.

No comments: