Sunday, May 29, 2016

HISTÓRIA VERDADEIRA



" - Oiça o que lhe digo - atalhou o outro - e não se exalte. Em tempos, mas já há muitos séculos, esta terra estava toda despida. O proprietário era o salteador Giacomo, a quem chamavam Giaco, um homem cheio de iniciativa que tinha um pequeno exército particular. Um dia regressou sem um único soldado, morto de cansaço e ferido. Então pensou: tenho de ter mais cuidado, mais tarde ou mais cedo sou perseguido e não tenho um buraco onde me esconda; tenho de plantar um bosque onde me resguardar. Dito e feito, plantou esta floresta, mas como as árvores cresciam devagar, teve de esperar até aos oitenta anos. Então, recrutou soldados e partiu numa nova empresa. Passaram-se anos desde esse tempo, haveria com que fazer até um museu, mas quem lhe diz, coronel, que Giacomo não voltará? Até lhe digo mais: esperamo-lo a qualquer momento, esta noite pode estar de volta. E podemos ter a certeza que já não terá um soldo nem um soldado. Será perseguido por centenas de homens, até por mulheres, todos armados de espingardas e cacetes. Ele terá apenas uma pequena cimitarra, estará esfomeado e cansado. Não terá o direito de encontrar o seu bosque intacto, de nele se poder esconder? Então isto não é dele na mesma?
- A paciência tem limites - disparou então o coronel. - Isto é conversa de loucos. 
- Não me parece ter dito nada de absurdo - observou Bernardi elevando a voz. - Tocar neste bosque seria uma coisa iníqua, é o que eu lhe digo."


Dino Buzzati, O Segredo do Bosque Velho, trad. Margarida Periquito, 3ª ed., Lisboa: Cavalo de Ferro, 2012, pp. 15-16. 

No comments: