Sunday, July 5, 2009

PRINCÍPIOS DE INCERTEZA 2

"Numa cena perfeitamente real, como era a da entrada de António Clara na casa dos Albergaria, havia uma outra dimensão pronta a revelar-se mas que era mantida em segredo através de mil encantos, subterfúgios e até danos. Podia passar uma vida inteira e os factos não sofriam qualquer mudança. E, no entanto, havia uma informação de que eles não correspondiam à verdade. Sabia António que aquela mulher envelhecida e lúgubre era a sua verdadeira mãe? O mundo funciona por meio de sortilégios desencadeados em volta do não-dito. O não-dito é mais forte do que todo um arranjo de coisas fáceis de transmitir e que formam uma cadeia entre as pessoas, mas uma cadeia pronta a ser quebrada. O que a torna suportável, o que funciona como um acordo entre toda a gente, é saber-se que não há nada de muito duradouro e que os sentimentos e os hábitos deles não correspondem a nada de muito importante. Para compensar as criaturas dessa indiferença inóspita que se gera até no mais sagrado dos laços humanos, os céus criaram uma espécie completamente indecifrável e cujo poder está na desinteressada vontade de destruição. É muito raro que ela seja reconhecida na terra e, se for humilde de condição e sem qualquer força para se elevar acima da sua insignificância social, ninguém se aperceberá que ela existe."

Agustina Bessa-Luís, O Princípio da Incerteza - Jóia de Família. Lisboa: Guimarães Editores, 2001, pp. 39-40.

1 comment:

Unknown said...

Bom dia Francisco Saraiva Fino.
Deixo como sugestão o endereço www.bubok.pt. Aqui podes encontrar a primeira editora online para auto-publicação neste nosso país à beira mar plantado. Esta é uma forma de democratizar a edição de livros em que, à semelhança do YouTube em relação aos vídeos e do MySpace em relação à música, és tu quem tem o controlo sobre tudo.
Na Bubok são as tuas ideias que ganham liberdade.
O processo de publicação é muito simples e rápido, deixando-te com o controlo total do teu livro. São 5 passos a seguir, do upload do ficheiro com a tua obra, à escolha do preço da obra. Através do sistema Print On Demand, não há tiragens mínimas obrigatórias. A impressão do livro é feita por encomenda, evitando os excedentes poeirentos e poluentes.
podes divulgá-lo nas paredes! Romances, fotografias, receitas de culinária, monografias, diários de viagem, etc, tudo pode ser publicado na Bubok.
Depois de publicares, és tu quem promove o teu livro: sms´s, comments, fives, vídeos, fotos. Vale tudo, só dependes de ti!
Qualquer dúvida que surgir, não hesite em contactar-me: marta.furtado@bubok.com
Vai a www.bubok.pt e começa a publicar.