Wednesday, April 4, 2018

IR LONGE


" - Temos de ir muito longe, em busca de Deus - respondeu Don Ramon, vagamente constrangido. 
- Já me causa horror essa história de procurar Deus e a religiosidade - replicou Kate.
- Bem sei! - exclamou ele, rindo. - Também eu sofri com a segurança agressiva da religião. 
- E afinal não se encontra Deus! É uma espécie de sentimentalismo voltar a aninhar-se em velhas conchas vazias. 
- Não - disse devagar Don Ramon. - Não posso «encontrar Deus» no sentido usual da expressão. Sei que é sentimentalismo pretender semelhante coisa. Mas estou enjoado da humanidade e vontade humana; até da minha própria vontade. Compreendi que, muito ou pouco inteligente, a minha vontade será apenas mais um mal da superfície da terra, desde que eu a comece a exercer. E a vontade alheia é às vezes ainda pior.
- Terrível, a existência humana - comentou a irlandesa. - Cada qual passa a vida a impor a sua vontade aos outros, e a si mesmo, e quase sempre convicto da sua justiça."


D. H. Lawrence, A Serpente Emplumada, trad. Maria Franco e Cabral do Nascimento, Lisboa: Unibolso/Portugália Editora, s.d., p. 76. 

No comments: