Thursday, November 1, 2007

DEMONOLOGIA 1 EM NOITE DE TODOS-OS-SANTOS

"Mas afinal quem é o senhor? Porque está assim mascarado?"
"Respondo, numa só resposta, às suas duas perguntas: não estou mascarado."
"Como?"
"Minha senhora, eu sou o Diabo. Sim, sou o Diabo. Mas não trema nem se sobressalte."
E num relance de terror extremo, onde boiava um prazer novo, ela reconheceu, de repente, que era verdade.
"Eu sou de facto o Diabo. Não se assuste, porém, porque eu sou realmente o Diabo, e por isso não faço mal. Certos imitadores meus, na terra e acima da terra, são perigosos, como todos os plagiários, porque não conhecem o segredo da minha maneira de ser. Shakespeare, que inspirei muitas vezes, fez-me justiça: disse que eu era um cavalheiro. Por isso esteja descansada: em minha companhia esté bem. Sou incapaz de uma palavra, de um gesto, que ofenda uma senhora. Quando assim não fosse a minha própria natureza, obrigava-me o Shakespeare a sê-lo. Mas, realmente, não era preciso."


Fernando Pessoa, A Hora do Diabo, ed. Teresa Rita Lopes, 2ª ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004, p. 45.

No comments: