Sunday, January 11, 2009

CAMINHOS JÁ ANTIGOS



"«Por quem sois -hão-de berrar-nos -, então não nos podemos revoltar: é como dois mais dois serem quatro! A natureza não nos pede a opinião; está-se nas tintas para o que queremos, e que estejamos ou não de acordo com as suas leis. Então, somos obrigados a tomá-la tal como é, tanto a ela como, consequentemente, aos seus resultados. A parede é, pois, uma parede, etc.» Mas eu, meu Deus, será que não me estou nas tintas para as leis da natureza e da aritmética, se, por uma ou outra razão, esses «dois mais dois são quatro» calharem não me agradar? Claro que não vou furar a parede com a testa se não tiver realmente força para a furar, mas o facto, por si só, de a parede ser de pedra e eu ser tão frágil não é razão para me submeter."


Fiódor Dostoiévski, Cadernos do Subterrâneo, trad. Nina Guerra e Filipe Guerra. Lisboa: Biblioteca Editores Independentes, 2007, p. 26.

No comments: