Tuesday, December 13, 2011

A NUDEZ O OUTONO


"Se bem que nem o diabo sabe o que a gente há-de recordar, nem porquê. Na realidade, sempre pensei que não há memória colectiva, o que talvez seja uma forma de defesa da espécie humana. A frase «todo o tempo passado foi melhor»  não indica que antes sucederam menos coisas más, mas sim que - felizmente - as pessoas as lançam no esquecimento. Para já semelhante frase não tem valor universal; eu, por exemplo, caracterizo-me por recordar preferentemente as coisas más e, assim, quase poderia dizer que «todo o tempo passado foi pior», se não fosse porque o presente me parece tão horrível como o passado; recordo-me de tantas calamidades, de tantos rostos cínicos e cruéis, de tantas más acções, que a memória é para mim como a luz temerosa que alumia um sórdido museu da vergonha."

Ernesto Sabato, O Túnel, trad. Iva Delgado, Lisboa: Livros do Brasil, 1991, pp. 7-8.

No comments: