Monday, February 16, 2015

O ESTUDO



"- Ah, acautele-se! Não se esqueça de que ele pertence a um ramo dos Townsends. 
- Ele não é aquilo a que eu chamo um cavalheiro; não tem alma de cavalheiro. É extremamente insinuante; mas tem uma natureza vulgar. Bastou-me um minuto para o analisar. Ele é demasiado familiar...e eu detesto familiaridade. É um peralvilho capcioso. 
- Ah, bom - disse a Srª. Almond -, se toma uma decisão com tanta facilidade, é uma grande vantagem.
- Eu não tomo uma decisão facilmente. O que estou a dizer-lhe é o resultado de trinta anos de observação; e, para poder formar esse julgamento numa única noite, tive de passar uma vida inteira a estudar. 
- Muito possivelmente, tem razão. Mas o que interessa é que Catherine veja isso. 
- Vou oferecer-lhe um par de óculos! - declarou o Doutor."


Henry James, Washington Square, trad. Isabel Veríssimo, Mem Martins: Publicações Europa-América, 2007, p. 32. 

No comments: