Wednesday, August 24, 2016

ACREDITAR


"Aconteceu nessa época ter em minha casa um criado, Zacharia, que havia perdido o quarto dedo da mão esquerda. Talvez por isso fosse uma coisa comum entre os nativos, pensava eu, e que tenha em vista facilitar-lhes a aritmética quando contam pelos dedos. 
Quando comecei a desenvolver as minhas teorias junto de outras pessoas, fui imediatamente interrompida e esclarecida. No entanto, ainda conservo o sentimento de que existe um sistema de caracteres numéricos nativo em que não existe o número nove e que para que eles funciona bem, e através do qual é possível descobrir muitas coisas.
Relativamente a isto, recordei-me de um velho clérigo dinamarquês que me declarou não acreditar que Deus tivesse criado o século XVIII". 


Karen Blixen, África Minha, trad. Ana Falcão Bastos, Lisboa: Círculo de Leitores, 1987, p. 226. 

No comments: