Thursday, April 16, 2020

O HOMEM INTERIOR



"Conheço duas espécies de homens: uma, a visível, e a outra escondida sob o aspecto visível, mas em si é invisível, o homem interior. Temos, efetivamente, um homem interior, e de certo modo somos duplos. Ou antes, para falar mais exatamente, somos o homem interior. O eu é propriamente o homem interior. O exterior não constitui meu próprio eu, mas consta do que é meu. O eu não é minha mão, mas é a parte racional da minha alma. Todavia, a mão é parte integrante do homem. O corpo, contudo, é órgão do homem, órgão da alma, mas o que constitui o homem é propriamente a alma. «Façamos o homem à nossa imagem», isto é, dotemo-lo sobretudo da razão."

Basílio de Cesareia, Primeira Homilia sobre a Origem do Homem, 7., trad. Roque Frangiotti, São Paulo: Paulus, 1998, p. 48. 

No comments: