Tuesday, July 1, 2008

APELO LÍRICO SOB CÉU DE MUNCH



"Num ai de luz profundo e soluçante,
Resvala ao mar o sol, como um guerreiro
Que, ferido d'um gladio traiçoeiro,
Na arena cae, vencido, agonisante.

Ó coração ferido e palpitante!
Sol! meu irmão na dor, meu companheiro!
Fez-nos irmãos o ideal, um altaneiro
Orgulho e uma amargura semelhante.

Mas ai! eu morro, solitariamente,
Sem que por mim chore a das tranças bellas,
E, ó Sol! na tua hora derradeira,

O mar soluça inconsolavelmente,
A noite verte o pranto das estrellas
E veste luto a natureza inteira."


Rodrigo Solano, Fumo, pref. João Grave, Porto: Edição da Renascença Portuguesa, 1915, pág. 41.

1 comment:

Nothingandall said...

Hoje dia em que faz 130 anos sobre o nascimento de Rodrigo Solano publicarei no meu blog este poema em homenagem ao poeta penafidelense. :)