Friday, February 18, 2011

NO REINO DE LARBIDEL



"O reino de Larbidel situava-se antigamente no sopé da imponente montanha de Hirgonqúu. Os geógrafos, pouco habilitados para fazer comparações desse género, diziam que o reino se assemelhava a uma bola de futebol prestes a levar um valente pontapé. E foi isso mesmo que aconteceu, já que a montanha pontapeou o reino para dentro do oceano e nunca mais se ouviu falar de tal sítio.
Um dia, uma jovem princesa subiu à montanha para apanhar ovos de cabra, cujas claras são excelentes para fazer desaparecer sardas. Ovos de cabra! - Sim: os naturalistas afirmaram que todos os seres são concebidos em ovos. As cabras em Hirgonqúu podiam muito bem ser ovíparas e pôr ovos para chocarem ao sol. Esta é a minha suposição, independentemente de acreditar nela ou não. Estou, aliás, disposto a contestar e a insultar a qualquer pessoa que se oponha à minha hipótese. Seria o cúmulo, se homens eruditos fossem obrigados a acreditar naquilo que afirmam!"

Horace Walpole, "Uma Nova História das Mil e Uma Noites", in contos hieroglíficos, trad. Nuno Batalha, Lisboa: Cavalo de Ferro, 2004, p. 17.

No comments: