Tuesday, January 10, 2012

CONTRADIÇÕES AZUIS


"Se as coisas falam comigo como não lhes responder? Há dias uma pedra perguntava-me se a lógica era ou não um absurdo. Era uma pergunta difícil, mas disse-lhe que julgo não haver uma verdade mas sim mil verdades, e que as contradições são como flores num extenso prado, que sem elas seria constante. Mas nada é fácil; uma dessas bonitas flores pode esconder um veneno...
Infelizmente nem todos sabem fazer bom uso da liberdade. A liberdade não é fazer todos os disparates que nos vem à cabeça. As tuas liberdades podem prejudicar os outros, e as liberdades dos outros por certo te podem prejudicar a ti. Um dos grandes perigos que o mundo actual atravessa é esse, dos que não sabem usar a liberdade.
A realidade faz tudo o que pode para se confundir com a imaginação. Tu já viste nascer o sol? Todas aquelas cores que se movimentam na linha de horizonte, todos os dias diferentes, parece terem mais a ver com a imaginação de um genial pintor do que com a realidade. E o pôr-do-sol? E o luar que imita ou sugere o mistério e a loucura? O lugar é de certa forma um poeta."

Artur do Cruzeiro Seixas, O Espírito das Coisas Invisíveis - catálogo da exposição inaugural da loja das Quasi, Vila Nova de Famalicão: Quasi Edições, 2008, p. 6.

No comments: