Tuesday, January 31, 2012

MATERIALISMO DIALÉTICO


"Foi-me forçoso correr a própria Fortuna que me
ocasionara o nascimento Castelhano, mudando [de] Reino,
e assim, com as jóias que a pressa me consentiu, parti
para aquele laberinto de edifícios, aquele epílogo de
grandeza, a maior Cidade do Mundo, Lisboa, digo, donde
vive um Tio meu, em cuja casa passo há pouco [menos] de dous
anos. Mas que em vão se cansa a indústria humana contra
os decretos do poder Divino, pois cuidando eu que com
a mudança do Reino ou fugia da Morte ou da Prisão,
quando mais seguro caí em ambas, porque passeando
com outros Cavaleiros às Belezas mais galanteadas, vi
entre elas duas, das quais hua soube cativar-me de
tal sorte os sentidos, que os não tive mais que para
adorá-la. Era a menor na idade mas a mais extremada na
fermosura, contra a opinião de muitos (que também nas
Belezas há opiniões) que querem dar as ventagens à mais
velha, quiçá porque tem melhor dote, que sempre as
Fermosuras com esta circunstância realçam mais."

António Barbosa Bacelar, Desafio Venturoso, ed. Ana Hatherly, Lisboa: Assírio & Alvim, 1991, vrs. 330-347, pp. 33-34.

No comments: