Sunday, June 30, 2013

A OFERENDA


"Enquanto proferiu estas palavras, verteu muitas lágrimas e pediu a Hipótoo que a deixasse cortar uma mecha do seu cabelo para a consagrar a Hélio e fazer-lhe uma súplica por Habrócomes. Hipótoo concordou. Ela cortou então o que pôde das suas madeixas e, aguardando por um momento oportuno, quando todos se foram embora, fez a oferta, na qual deixou gravadas as seguintes palavras:

«Pelo seu marido Habrócomes, Ântia consagrou o seu cabelo ao deus.»

Depois de ter depositado a oferenda e de ter encomendado as suas preces [a Hélio], foi-se embora, acompanhada por Hipótoo.
Lêucon e Rode, que estiveram todo o tempo na procissão, acabaram por entrar no templo. Observaram as oferendas e reconheceram os nomes dos seus senhores. A sua primeira reação foi beijar o cabelo e discorrer em toda a casta de lamentos, como se estivessem a ver ali Ântia; mas, depois puseram-se a correr de um lado para o outro, a ver se conseguiam encontrá-la em algum lugar (a população de Rodes ainda se lembrava dos nomes deles e que lá tinham estado antes). Por não terem conseguido descobrir nada naquele dia, foram-se embora e contaram a Habrócomes o que tinham encontrado no templo. Ele sentiu-se atingido no seu coração com a notícia inesperada, alimentando grande esperança de poder encontrar Ântia."
Xenofonte de Éfeso, As Efesíacas - Ântia e Habrócomes, trad. Vítor Ruas, Lisboa: Edições Cosmos, 2000, L. V, pp. 64-65.

No comments: