Sunday, June 24, 2018

JOÃO



"Depois, apareceu um homem sob o aspeto de um eremita do deserto, e os patriarcas interpelaram-no:«Quem és tu?» Ele respondeu:«Eu sou João, o último dos profetas; aplanei os caminhos de Deus, preguei a penitência ao povo, para a remissão dos seus pecados. E o Filho de Deus veio até mim, e quando de longe o vi, disse ao povo:«Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.» Baptizei-o com a minha mão, na água do Jordão, e vi o Espírito Santo, em forma de pomba, descer sobre ele, E ouvi a voz de Deus nosso Pai, que dizia:«Este é o meu filho muito amado; nele pus todo o meu enlevo.»
E ele me enviou para o meio de vós também, para vos anunciar que o Filho único de Deus viria aqui para que aquele que crê nele seja salvo e aquele que nele não crê seja condenado. Também vo-lo digo a todos: quando o virdes, adorai-o. Eis os últimos dias em que vos podeis arrepender dos cultos que prestastes aos ídolos no mundo vão cá de cima, e dos pecados que cometestes. Depois, será demasiado tarde."


"Os Atos de Pilatos", 18.1., in  Evangelhos Apócrifos, trad. Madalena Cardoso, 2ª ed., Lisboa: Editorial Estampa, 1999, pp. 180-181. 

No comments: