Wednesday, September 18, 2019

LÁZARO



"Um dia ouvi umas vozes que vinham de fora. 
Por fim vozes de fora, pensei, vozes de outros
que transportam a luz dentro de si e que a dizem, 
que me chegam do ar e não de mim. 

Vozes que ao chegar eram sussurros. 
Passos que pararam diante da minha porta. 
Alguém disse: Aqui jaz, como se o lesse. 
Calaram-se os demais. 
Uma voz chamou-me: Lázaro, disse, 
levanta-te e caminha
Reconheci-a mas fingi não a ouvir. 
Lembrei-me de Jonas. Fiquei quieto, 
Pensei: preferiria
não o fazer, não sair nunca daqui. 

Conheço demasiado bem o mundo. 
Lá fora, sei, espreita o mau amor, 
seu mel amargo, seu engano, sua ameaça. 

Levanta-te de ti. Sai da sepultura
Mas eu detestava os milagres. 

E além disso tinha
demasiado apego à minha vida de morto. 

Deixei passar os anos. Agora espero
uma voz que me chame, que me diga
o que tenho de fazer, o que desejo."


Juan Vicente Piqueras, Instruções para Atravessar o Deserto, trad. João Duarte Rodrigues e Manuel Alberto Valente, Lisboa: Assírio & Alvim, 2019, pp. 39; 41. 

No comments: