Sunday, October 3, 2010

ORÁCULOS 2



" - O meu objectivo é desenterrar e desemaranhar o ambíguo e trazê-lo à luz da razão. A ambiguidade das declarações religiosas só encoraja uma mistificação destinada a aumentar a autoridade de que faz essas declarações.
- Não precisa de se pôr nas suas tamanquinhas, Dr. Freud. Até o senhor dirá, espero, que nem todos os homens são corruptos, mesmo os sacerdotes, e nem todos os veredictos são retorcidos. E há aqueles que por qualquer razão - orgulho no seu trabalho ou uma convicção apaixonada - acreditam que tal como a Lua reflecte a luz do Sol, assim o próprio Febo Apolo falava pela boca de Pítia. E esses jovens traduziam, o melhor que podiam, a verdade dos sons crípticos de sacerdotisa.
- A verdade? Essa é um cavalo muito negro.
- Mas há aqueles, doutor, que montam cavalos negros e podem ver a verdade duma perspectiva diferente daqueles cujos pés se fincam no lodo da razão.
- Na minha opinião, a nossa melhor esperança de sobevivência é que a razão estabeleça uma ditadura sobre a psique humana, finalmente.
- «Ditadura», Dr. Freud? Estou a ver. O seu cabozinho não concordaria consigo, nesse ponto? Pondo de lado os falíveis mortais, há também lugares, lugares ínfimos, onde a membrana da terra é esticada e as forças imortais se podem sentir mais fortemente."


Salley Vickers, Onde três estradas se encontram - Tirésias, Freud e Édipo, trad. Paula Reis, Lisboa: Editorial Teorema, 2010, pp. 54-55.

No comments: