Monday, November 12, 2012

DESVENTURA MUI CERTA



"Para mim nasceo cuidado,
cuidado desaventura;
para mim nasceu tristura.

Começou meu mal no ver,
em ver foi seu começar;
a vista fez dessejar:
o dessejo e o querer
deram continuo cuidar.

Cuidando meu mal passado
- e no presente dobrado -
sei que nasceo antre nós:
o descuido para vós,
para mim nasceo cuidado.

Cuidado sem esperança
é o que eu por vós cuidei,
seguindo por firme lei
em mais mal menos mudança,
isto cuido e cuidarei.

A males que não tem cura,
esperar-lha da ventur
vã esperança seria,
que, esperando, creceria
cuidado, desaventura.

Desaventura mui certa
é nos começos errar,
e o presumir de acertar
no mais quem não acerta
é mui certo perigar.

Isto em mim bem se assegura,
porque o tromento me dura
que do começo nasceo,
e do que ele mereceo
para mim nasceo tristura."
  Bernardim Ribeiro, Obras Completas, vol. II- Éclogas, 3ª ed., Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1982, pp. 187-188.

No comments: