Saturday, January 14, 2017

PORTADOR DA LUZ



"E então, um arcanjo, lançando um olhar suspeitoso ao viandante, começará a abrir lentamente, deixando entreve lá dentro a luz eterna. Eu terei dado o primeiro passo para encontrar, uma alegria jamais conhecida ter-me-á inundado o coração, as santas lágrimas banhando as faces e ele estará atrás de mim, oh, como poderia deixar passar o último dia do prazo? Estará atrás de mim, sem que eu o veja, como o seu horrível sorriso; com a mão fará sinal a dizer que não; um sinal convencional para dizer que eu lhe pertenço. E troçarás de maneira bem ordinária do arcanjo, burlando-se do seu erro. De tal modo que sentirei que uma pedra atada a uma perna me impede de andar e os abismos em baixo abrir-se-ão, enquanto os portais se voltarão a fechar lentamente , abandonando-me à noite. 
Então, apenas com os pés, ele subirá para o meu rosto, calcando-me brutalmente. E ninguém, em todo o universo, ouvirá os meus gritos. Ele rir-se-á de prazer, galopará em cima de mim, para cima, para baixo, dizendo-me: «Vomita, vomita, deita fora essa tua alma negra!»"


Dino Buzzati, "O sótão", in Pânico no Scala, trad. Carlos Leite, Lisboa: Cavalo de Ferro, 2007, p. 251. 

No comments: