Sunday, December 24, 2017

OS PRESENTES


"Silvestre

Ora bem!
Se o senhor a isso vem, 
Vamos lá com muita festa
Todos juntos a Belém, 
Porque uma coisa como esta
A prol de todos convém.

Loirenço

Ora aparelhar!
Mas, que lhe hemos de levar?

Rodrigo

Eu levar-lhe-ei um rezente
Que tinha para matar.

Loirenço

E eu hei-lhe de ofertar
Esta samarra, que é quente, 
E um tassalho
Que tenho de vinhadalho
Do barrasco que matei;
E dous queijos que queijei
Quando me deste o coalho
O dia que trasquiei.

Rodrigo

Eu dar lhe-ei mais
Três lingoíças frescais,
E um prospé de lacão
E do meu mel um porrão,
E seis queijadas frescais
Que muito boas lhe serão
Em Belém.

Loirenço

Tu has-de levar também...

Silvestre

E eu que posso levar
Ó senhor que tudo tem?"


Anónimo, Prática de Três Pastores, Porto: Editorial Domingos Barreira, s.d., pp. 48-49. 

No comments: