Tuesday, October 27, 2020

MÉTODO

 



"Quando me apercebi do início desse estado mental, anunciado pela formação de pele de galinha no corpo das pessoas - se me permitem a expressão -, o meu primeiro impulso foi apagar a lareira e ir para a cama. Este sempre me pareceu o método mas fácil de me livrar de fantasmas indesejáveis e, confirmando isto, tenho reparado que outras pessoas que têm sido desagradavelmente assombradas têm sofrido na directa proporção da sua incapacidade para tomar a iniciativa que me parece ser a mais natural do mundo esconderem-se debaixo dos lençóis! Quando o fantasma de César lhe apareceu ao pé do divã, antes da batalha de Filipos, Brutus sentou-se, olhou para a aparição horrenda e sentiu o sofrimento correspondente, quando lhe teria sido muito mais fácil e natural enfiar a cabeça debaixo da almofada, desviando assim os olhos daquele espectáculo sempre desagradável. É esta medida que eu tenho sempro tomado, e nunca me arrependi. É que nem o fantasma mais luminescente do mundo consegue brilhar através de uma almofada bem enchida ou da costumeira remessa de cobertores de lã recebidos no Natal."


John Kendrick Bangs, Fantasmas Que Eu Conheci e Alguns Outros, trad. Luís Miguel Coutinho, s.l.: alfabeto, 2011, pp. 37-38. 

No comments: