Saturday, July 3, 2010

TRÊS RUBAIYAT


" 26

O vasto mundo: um grão de poeira no espaço.
Toda a ciência dos homens: palavras.
Os povos, os animais e flores dos sete climas: sombras.
O resultado da tua perpétua meditação: nada.


37

Não posso divisar o Céu, com demasiadas lágrimas a toldar-me os olhos.
Os fogos do Inferno são apenas uma ínfima centelha,
quando os comparo às chamas que me devoram.
O Paraíso, para mim, é um instante de paz.


116

Dizia uma rosa: «Eu sou a maravilha do universo.
Na verdade, um perfumista teria a coragem de me fazer sofrer?»
Um rouxinol respondeu-lhe:
«Um dia de felicidade prepara um ano de lágrimas.»"



Omar Khayyam, Rubaiyat - Odes ao Vinho, trad. Fernando Castro, 3ª ed., Lisboa: Editorial Estampa, 1999, pp. 29; 32; 52.

1 comment:

Anonymous said...

Grand Blog here!! Take care up the good work. I accept set it to be darned educational, Thanks an eye to all the eschew