Monday, March 14, 2011

DOS CISMAS 2


"Maria das Neves (3ª Eva, e 2ª Maria, por Jesus coroada) chegou, com efeito, a ser coroada pelos seus adeptos, havendo nessa ocasião grandes festas e regozijos. Todos os ângulos da casa estavam adornados com bandeiras de seda, de várias cores, com legendas alusivas ao acto, e no centro do telhado, havia uma grande bandeira, de damasco de seda, onde se lia em letras doiradas:

                                                                NOVO MESSIAS

O António, além da alcunha de Sacramento, tinha também a de Galo-Galarim (!!!) e nas indecentíssimas procissões que faziam estes desalmados, a toque de tamboris, violas e rabecas, com sua guarda, armada de chuços, ia, entre dois anjos, o tal Galo-Galarim, vestido de branco e com asas. Quando ele as batesse, deviam todos debandar; mas primeiramente fazia muitas mogigangas e piruetas no alto de uma coluna, imitando o canto dos galos, mirando e remirando as galinhas e as frangas (as mulheres filiadas na maldita seita) que se agrupavam nuas (!) em volta da coluna.
Formavam a cauda do Galo-Galarim, muitas fitas que lhe pendiam do traseiro."

Patrício Lusitano [Pinho Leal] e Pantaleão Froilaz [Pedro Ferreira, Abade de Miragaia], Maria Coroada ou o Cisma da Granja do Tedo - verdadeira história da mulher-homem António Custódio das Neves ou Antónia Custódia das Neves, Porto: Tipografia de Manuel José Pereira, 1879 [ed. facsimilada da Câmara Municipal de Tabuaço, 1999], pp. 38-39 (texto actualizado).

No comments: