Thursday, December 20, 2012

VAGUEIO E CONVIDO A MINHA ALMA


"Celebro-me e canto-me,
E aquilo que assumo tu deves assumir,
Pois cada átomo que a mim pertence a ti pertence também.

Vagueio e convido a minha alma,
À vontade vagueio e inclino-me a observar a erva do Verão.
A minha língua, cada átomo do meu sangue, composto deste solo, deste ar.
Aqui nascido de pais aqui nascidos de outros pais aqui nascidos, e dos seus
pais também,
Eu, ao trinta e sete anos, de perfeita saúde começo,
Esperando que só a morte me faça parar.

Suspensos os credores e as escolas,
Retiro-me por certo tempo, deles saturado mas não esquecido,
Sou o porto do bem e do mal, e seja como for falo,
Natureza sem obstáculos com a sua energia original."
  Walt Whitman, Canto de Mim Mesmo, trad. José Agostinho Baptista, Lisboa: Assírio & Alvim, 1992, p.9.

No comments: