Sunday, May 17, 2015

ENVOY




"Cyrene envia-me. Aqui estou  Arcadius  para deixar na tua fronte
uma coroa de ouro para deixar no teu coração o sinal da filosofia. 
Cyrene cidade grega venerada célebre mil vezes
no canto de antigos sábios Cyrene grande ruína. 
Arcadius a tua vontade imperador 
fará meu país digno da sua antiguidade
a palavra espera o país livre. Quando?
Que coisa nos aguarda senão correr para 
ruína? Eu queria o exército só composto 
por romanos. O legislador não deve dar armas
senão aos que se alimentam na prática das suas leis
o mais imprudência. Quero dizer-me guerreiro
animado pela filosofia invoco aqui um deus supremo
mostrando-te Arcadius
a filosofia associada ao império. 
Porque da solidão não nos voltaremos a ver."


João Miguel Fernandes Jorge, "Turvos dizeres", in Obra Poética, vol. 2, 2ª ed., Lisboa: Editorial Presença, 1987, p. 34. 

No comments: