Thursday, September 27, 2018

DESCALÇOS


"O exaltado de Deus baixou a cabeça para a terra e disse por entre muitas lágrimas, sem os olhar. «Se sois Cristãos, prestai louvor a Deus e deixai-me depressa! Pois estou tão condenado, que nunca mais me deve ser dado ver homens bondosos, com olhos tão pecadores. O meu corpo está tão manchado de pecados que é justo que fique só até à minha morte. Para que um dia a minha alma vença a tortura eterna, pago o preço aqui na terra. Se eu vivesse entre vós, por causa dos meus pecados sofreriam pessoas piedosas. A minha culpa é tão desmedida, que árvores e ervas e todo o verde à minha volta teriam que murchar sob o desagradável som da minha voz depravada e sob a monstruosidade dos meus pés descalços."

Hartmann von Aue, Gregório, trad. Alois Weimer, Porto: Figueirinhas, s.d., p. 101. 

No comments: