Wednesday, June 1, 2011

POR BEM (EM CRUZ DE SANTO ANDRÉ)


"«Acha correcto andar a vasculhar o passado?»
«Não creio que esteja a vasculhar o passado. Como poderemos compreendê-lo, se não escavarmos um pouco? É que o presente tem tanta tendência a calcá-lo aos pés!»
«Oh! Eu gosto do passado, mas não gosto de críticos!» - respondeu-me a minha anfitriã, com a sua dura complacência.
«Nem eu, mas gosto das descobertas deles.»
«Não se trata de mentiras, na maior parte das vezes?»
«Mentiras são as coisas que eles por vezes descobrem» - retorqui, sorrindo-me da mansa impertinência. «Por vezes, são eles quem põem a verdade a descoberto.»
«A verdade a Deus pertence, não aos homens; bem faríamos em não andarmos a chafurdar nessas coisas. Quem poderá julgar a verdade? Quem poderá dizer seja o que for?»
«Tudo isso é uma terrível incógnita, bem sei» - admiti - «Mas se desistirmos de procurar, que será de todas essas belas coisas? Que será das obras a que me referi, das obras dos grandes poetas e filósofos? Não passarão de acervos de palavras ocas, se não houver nada por que medi-las.»
«Parece um alfaiate a falar» - disse Miss Bordereau, caprichosa, intrigante;"

Henry James, Os Manuscritos de Jeffrey Aspern, trad. Manuel Resende, Lisboa: Relógio D'Água, s.d. p. 88.

No comments: