Sunday, July 3, 2022

SUPRATERRESTRE

 


"- Você não acredita na Imaculada Conceição? Não acredita na autenticidade do polegar de São João Nepomuceno que se encontra nos Piaristas de Praga? E, em suma, acredita mesmo em Deus? E, se não acredita, porque é que se fez capelão?
- Caro colega - respondeu Katz, batendo-lhe com familiaridade nas costas -, enquanto o Estado considerar que os soldados que vão morrer no campo de batalha têm necessidade da bênção divina, o ofício de capelão será bastante bem retribuído, e não fatiga demasiado uma criatura. No que me diz respeito, preferi-lo-ei sempre à obrigação de correr os campos de instrução, por exemplo, e assistir às manobras. Nesse tempo, dependia sempre de uma ordem dos meus superiores, enquanto agora eu sou o meu próprio patrão, faço aquilo que me apetecer. Eu represento alguém que não existe e sou o meu Deus apenas para mim. Quando me apraz não perdoar os pecados a alguém, não lhos perdoo, nem que ele me suplique de joelhos. Além disso, os tipos que seriam bastante burros para o fazer são velhacamente raros.
- Pois eu amo muito o bom Deus - replicou o outro, soluçando - amo-o muitíssimo. Dê-me um pouco de vinho. Considero muito o bom Deus - continuou ele -, eu venero-o muito e preocupo-me grandemente com ele. Não há ninguém que eu venere tanto.
Bateu com tanta força com o punho em cima da mesa que as garrafas estremeceram.
- O bom Deus é de uma natureza sublime, alguém supraterrestre. É muito honesto nos seus negócios pessoais. É como uma aparição em pleno Sol, ninguém é capaz de me refutar. Venero também muito São José e, enfim, todos os santos, salvo o São Serapião, por causa do nome que não me agrada."

Jaroslav Hasek, O Valente Soldado Chveik, trad. Alexandre Cabral, Mem Martins: Publicações Europa-América, 1971, p. 126. 

No comments: