Sunday, June 11, 2023

ORDEM TERRENA

 


"Abandonei por duas semanas o meu amado jardim junto ao Wannsee para regressar à paisagem mediterrânica. «Mediterrâneo» significa literalmente no meio da terra. Portanto, estou particularmente próximo da terra. A proximidade da terra enche-me de felicidade. Mas o meio digital destrói a terra, essa maravilhosa criação de Deus. Amo a ordem terrena. Nunca a abandonarei. Experimento um sentimento de fidelidade profunda, de profundo apego a esse precioso dom de Deus. Penso que a religião não significa senão esta profunda compenetração que, no entanto, me faz livre. Ser livre não significa ficar ocioso nem estar livre de compromissos. Para mim, em momentos como este, liberdade significa passar o tempo no jardim."

 

Byung-Chul Han, Louvor da Terra - Uma Viagem ao Jardim, trad. Miguel Serras Pereira, Lisboa: Relógio D'Água, 2020, p. 115. 

No comments: