Sunday, October 16, 2022

CASAL PEDRO

 



"Pernoitei aí uma vez na minha vida. Compreendi, no quarto que me deram, os suplícios do cristão primitivo atirado ao circo. «Cristão às pulgas!», deveria ser, no Império Romano, um grito de prazer para o paganismo sanguinário, como o fatal «Cristão às  feras!»
Era alta  noite, e eu não podia transigir, dormindo, amigavelmente, com a ferocidade dos insectos, se é que não podemos chamar cetáceos àquelas pulgas, de horrível recordação. No sobrado imediato ao da pocilga em que eu me contorcia nas vascas duma agonia de novo género rosnavam uma boa dúzia de galegas, que vinham da terra a visitarem os respectivos galegos residentes no Porto."


Camilo Castelo Branco, A Filha do Arcediago, Mem Martins: Publicações Europa-América, 1977, pp. 198-199. 

No comments: