Monday, May 1, 2023

MEU CÉU

 



"Minhas orações devem encontrar um céu de bronze
E fracassar e dispersarem-se por aí.
Impuras e aparentemente imperdoáveis
Às minhas orações dificilmente chamo orar.
Não consigo fazer chegar mais alto meu coração;
Mais alto não consigo conquistar uma entrada.
Embora desvende precedentes do amor,
Não deixo de sentir o longo sucesso do pecado.

Meu céu é de bronze e de ferro minha terra:
Sim, ferro mistura-se com meu barro,
Tão endurecido está nesta aridez
Que a oração não consegue dissipar.
Nem lágrimas, nem lágrimas este barro rude
Poderia moldar, se lágrimas houvesse.
Uma batalha de meus lábios verdade seja,
Batalhando com Deus, é agora a minha oração."


Gerard Manley Hopkins, Poesia e Prosa Escolhidas, trad. Mário Avelar, Prior Velho: Paulinas Editora, 2016, p. 18.

No comments: