Monday, May 22, 2023

TUDO

 


"Tudo 
por causa da minha Fé
na minha sabedoria
de andar em pé!...

Tudo
por eu ser um pobre vivo
a eternizar 
o mesmo Homem de sempre
com raízes
que ninguém pode arrancar...

O Homem de carne e osso
que tu não mudas e eu não mudo!
(Satanaz diz lá do inferno:
- Até onde a corda der, 
hás-de ser tudo!
E sou tudo, 
menos traidor à minha condição...)

Tudo
por ser neste Paraíso
o mesmo Adão!

Tudo
porque disse que fui eu 
a ovelha que se perdeu
e só então se encontrou!
Tudo
por ser a parte do Pedro
que no transe da tua divindade
te negou!...

Tudo
porque meto a minha mão
no lado do coração
e tiro terra de mim como dum poço
sem fundo!
Tudo
porque disse que o teu céu
só era meu
neste mundo!

Tudo 
por causa do meu sonho verdadeiro
de ser mais feliz assim:
carregado de pecados
e de mim..."


Miguel Torga, O Outro Livro de Job, 5.ª ed., Coimbra, 1986, pp. 24-27. 

No comments: