Thursday, June 3, 2021

FESTA DO CORPO DE DEUS

 



"Como um tumor maduro
a poesia pulsa dolorosa, 
anunciando a paixão: 
"Ó crux ave, spes unica
Ó passiones tempore". 
Jesus tem um par de nádegas!
Mais que Javé na montanha
esta revelação me prostra. 
Ó mistério, mistério, 
suspenso no madeiro
o corpo humano de Deus. 
É próprio do sexo o ar
que nos faunos velhos surpreendo, 
em crianças supostamente pervertidas
e a que chamam dissoluto.
Nisto consiste o crime, 
em fotografar uma mulher gozando
e dizer: eis a face do pecado.
Por séculos e séculos 
os demónios porfiaram 
em nos cegar com este embuste. 
E teu corpo na cruz, suspenso. 
E teu corpo na cruz, sem panos:
                  olha para mim.
Eu te adoro, ó salvador meu
que apaixonadamente me revelas
a inocência da carne.
Expondo-te como um fruto
nesta árvore de execração
o que dizes é amor, 
amor do corpo, amor."


Adélia Prado, "Terra de Santa Cruz", in Com Licença Poética - Antologia, org. Abel Barros Baptista, Lisboa: Cotovia, 2003, p. 55. 

No comments: