Friday, September 20, 2024

TEMPESTADE NA TERRA

 


 

"Qual o homem capaz de dizer que me conduz na minha viagem, quando surjo em toda a minha força, colérica e raivosa, quando faço ouvir o meu poder? Por vezes desloco-me maldosamente através da terra, queimo o património, destruo as casas; o fumo eleva-se, cinzento, por cima dos telhados: há barulho na terra, a angústia mortal dos homens. Quando repleta da água enviada pelos poderes do alto, agito a floresta e os prados floridos; quando derrubo árvores para prosseguir na minha vida errante, carrego nas minhas costas o que outrora cobria as formas dos habitantes da terra, carne e espírito em conjunto com a água. Dizei quem sou, ou como sou chamada, eu carrego estes fardos."


A Ruína e Outros Textos (poesia anglo-saxónica medieval), ed. e trad. Maria Inês Figueira, Lisboa: Tempus Editores, 1994, p. 46. 

No comments: