Sunday, December 25, 2022

GRUTA

 



"1. E encontrou ali uma gruta e levou-a lá para dentro. E pôs à disposição dela os filhos dele e, saindo, procurou uma parteira hebreia da região de Belém.

2. Eu, José, caminhava e não caminhava. E olhei para cima, para o ar; e vi o ar espantado. E olhei para cima, para a abóbada do céu: e vi-a parada; e as aves do céu descansavam. E olhei para a terra: e vi uma tigela no chão e trabalhadores reclinados; e as mãos deles estavam na tigela. E os que mastigavam não mastigavam; e os que levantavam <comida> não <a> levantavam; e os que <a> levavam à boca deles não <a> levavam; mas os rostos de todos olhavam para cima.

3. Eu vi ovelhas a serem apascentadas; e as ovelhas estavam paradas. E o pastor levantou a mão para lhes bater com o bastão; e a mão dele ficou parada em cima. E olhei para a torrente do rio; e vi as bocas dos cabritos paradas e sem beberem. E todas as coisas, de repente, voltaram ao seu curso."


"Evangelho de Tiago", XVIII, in Evangelhos Apócrifos Gregos e Latinos, trad. Frederico Lourenço, Lisboa: Quetzal, 2022, p. 57.

No comments: