Tuesday, August 8, 2023

PIEDADE

 


" - Que sorte a tua, Deborah! - dizia. - Só é pena que nenhum filho varão te tenha sobrevivido, eu próprio terei de dizer a tua oração fúnebre, em breve morrerei eu também e ninguém chorará a nossa morte. Fomos levados pelo vento como dois ínfimos grãos de poeira. Como duas pequeninas chamas a nossa vida se apagou. No teu seio gerei os nossos filhos, tu os trouxeste a este mundo, a morte arrebatou-os de novo. Sem sentido nem alegria foi a tua vida toda. Nos meus verdes anos, encontrei deleite na tua carne, mais tarde rejeitei-a. Talvez tenha sido esse o nosso pecado. Como a chama do amor não ardia nas nossas vidas, como o hábito gélido se instalou nos nossos corpos, tudo pereceu à nossa volta, tudo se definhou e corrompeu. Que sorte a tua, Deborah! O Senhor compadeceu-se de ti. Morreste e foste a enterrar. De mim, o Senhor não se apiedou. Porque morri e continuo vivo. Ele é o Senhor, Ele sabe o que faz. Se puderes, reza por mim, Deborah, para que eu seja apagado do livro dos vivos."

Joseph Roth, Job - Romance de Um Homem Simples, trad. Gilda Lopes Encarnação,  Lisboa: Relógio  D'Água, 2023, pp. 127-128. 

No comments: