Wednesday, January 25, 2023

A VIAGEM ETERNA


 

"Sei que tenho o melhor do tempo e do espaço, e nunca fui medido e nunca serei medido.

A minha viagem é eterna (venham todos ouvir-me!),
Os meus sinais são uma gabardine, bons sapatos e um cajado que cortei no bosque,
Nenhum dos meus amigos se instala na minha cadeira,
Não tenho cadeira, nem igreja, nem filosofia,
Não conduzo ninguém à mesa de jantar, à biblioteca, à Bolsa,
Só te conduzo a ti, homem ou mulher, a um outeiro,
A minha mão esquerda aperta-te a cintura,
A minha mão direita assinala a paisagem dos continentes e do passeio público.

Nem eu nem ninguém pode percorrer por ti esse caminho.
Deves percorrê-lo por ti mesmo."


Walt Whitman, Canto de Mim Mesmo, trad. José Agostinho Baptista, Lisboa: Assírio & Alvim, 1992, p. 131. 

No comments: