Wednesday, February 8, 2023

MANSO

 


"De esse episódio, que pelo visto se repetia, dos papeizinhos a fazer de santos, me falavam depois como testemunho de ser eu então «muito manso». Isto é, uma criança tranquila, talvez um bocadinho pateta, que facilmente se entretinha com ninharias pacíficas de tal jaez. Vem, pois, de longe o meu interesse pelos santos que se patenteia nO Pólo Sumo do Filho do Homem, - se é que pode interpretar-se aquilo como interesse pela santidade! Também depois me contaram que, já um pouco mais tarde, me chamavam «o menino das orações». Com efeito sabia não só as mais correntes como várias outras, especializadas. Bem provavelmente aprenderia anedotas obscenas, se mas ensinassem."

José Régio, Confissões dum Homem Religioso, Porto: Brasília Editora, 1971, p. 25.

No comments: